Agualusa entre os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes em Angola

José Agualusa

O escritor luso-angolano José Eduardo Agualusa, o músico Alberto Teta Lando e a historiadora Constança Ceita são alguns dos vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola de 2019, foi esta segunda-feira anunciado em Luanda.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola, considerado a distinção mais importante do Estado angolano neste sector, distribuída por uma dezena de categorias, foi este ano entregue, na área da literatura, ao escritor de ascendência portuguesa conhecido pelas suas posições críticas em relação ao anterior presidente angolano José Eduardo dos Santos.

De acordo com o júri do prémio, José Eduardo Agualusa foi distinguido pelo seu contributo para a projecção da literatura angolana no mundo, graças a um “extenso e vital percurso criativo”. “Eduardo Agualusa é suficientemente ousado, disruptivo e comprometido com as causas e problemáticas sociais e políticas fundamentais deste tempo, o que lhe permite, amiúde, posições intelectuais que privilegiam o dissenso, a controvérsia e a polémica reflexiva. Desta forma tem contribuído tanto para o surgimento do leitor emancipado, como para o fortalecimento da cidadania e da liberdade de expressão”, lê-se na acta do prémio.

(…)

Fonte: Ipsilon