FBI encontra quadro roubado pelos Nazis num museu em Nova Iorque

Arkell Museum

Um quadro roubado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial foi agora localizado e confiscado pelo FBI no Museu Arkell, em Nova Iorque. A obra chama-se “Inverno” e foi pintada pelo americano Gari Melchers. Em 1900, Rudolf Mosse comprou-a, na Grande Exposição de Arte de Berim, e adicionou-a à sua coleção privada.

Mosse era um judeu de naturalidade alemã, filantropo e editor da publicação “Berliner Tageblatt”, crítica do partido Nazi. Viu-se obrigado a fugir do país durante a Segunda Guerra Mundial, deixando para trás toda uma colação que acabou nas mãos dos nazis.

“Inverno” estava no Museu Arkell desde 1934, quando foi adquirido pelo industrialista americano Bartlett Arkell, a quem o museu deve o nome. Finalmente, no mês passado, o FBI conseguiu localizar e identificar a peça, que está agora na posso das autoridades.

A curadora do Museu Arkell, Susan D. Friedlander, disse à BBC que o museu ficou “bastante transtornado” com as notícias e abdicou de todos os direitos possíveis sobre a obra, facilitando assim a sua entrega à família Mosse. Agora, o FBI está encarregue da devolução que deve acontecer nos próximos meses.

Fonte: Observador

Arkell Museum (+)