Nortear distinguido com Prémio europeu

Nortear, DRCN

O projeto Nortear, do qual a Direção Regional de Cultura do Norte é promotora, acaba de ser distinguido com o prémio “Sail of Papemburg” da ARFE (Associação das Regiões Fronteiriças da Europa) na categoria de Melhor Projeto de Cooperação Transfronteiriça.

O Nortear visa a promoção e dinamização cultural comum, entre a Galiza e o Norte de Portugal, e tem vindo a ser desenvolvido, através de diferentes projetos, nos últimos anos.

Em particular, desde 2015, na sequência da assinatura de um memorando de entendimento entre a Junta da Galiza, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal e a Direção Regional de Cultura do Norte, estas três entidades colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades, tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura e da criação artística em geral, em ambos os territórios.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, no âmbito do Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014- 2020. Tem já assegurado financiamento para a execução do NORTEAR II, mantendo os objetivos e as ações originais do Nortear: prémio literário Nortear; criação artística transdisciplinar sob o mote da obra literária vencedora; conversas, tertúlias literárias Nortear; encontros, residências de criação artística; intercâmbio de obras literárias, publicações e/ou exposições Nortear.

Amplia, ainda, a sua área de atuação à produção de rotas literárias e documentários sobre uma série de escritores galegos para integração na plataforma Escritores a Norte, criada pela Direção Regional de Cultura do Norte.
Fonte: DRCN
Artigo completo (+)