Museu da Imagem mostra ‘Retratos’ do fotojornalista Alfredo Cunha

48

Museu da Imagem

O Museu da Imagem, em Braga, tem patente até dia 5 de Janeiro, a exposição ‘Retratos’, do fotojornalista Alfredo Cunha, natural de Sabariz, em Vila Verde. A exposição, que reporta ao trabalho do autor entre 1970 e 2018, reúne em fotografia a preto-e-branco quarenta e uma personalidades da região Norte.

Nesta exposição poder-se fruir de algumas das imagens mais icónicas daquele que foi um dos repórteres fotográficos da revolução de 25 de Abril de 1974: Alfredo Cunha.

O público pode encontrar de retratos de personalidades como Mário Soares, Ângelo de Sousa, Álvaro Siza Vieira, Marcelo Rebelo de Sousa, Alberto Carneiro, Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, que foram captadas pelo olhar único de Alfredo Cunha.

Nascido em Celorico da Beira, Alfredo Cunha ingressou nos quadros do jornal O Século, tendo sido fotógrafo oficial dos presidentes da república António Ramalho Eanes e Mário Soares. Foi objecto de diversas distinções, entre as quais se destacam a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995, e o Prémio de Fotojornalismo Visão/BES, em 2007 e 2008. Fixou-se no Norte do país nos últimos anos, trabalhando nas redacções do Público e do Jornal de Notícias, e acompanhando a título individual grandes eventos como o festival literário Correntes d’Escritas.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 18h30.

Fonte: O Vilaverdense