Conversas em Belém: Império e Fotografia: os álbuns das viagens de Óscar Carmona

54

Conversas em Belém, Museu da Presidência, Lisboa

Local: Museu da Presidência da República
Data: sábado, 16 de novembro | 15h00 às 17h00
Entrada livre, mediante inscrição prévia
Contactos: 21 361 46 60 | museu@presidencia.pt

Até aqui cingidas às exposições temporárias, as Conversas ganharam autonomia e prometem tornar-se numa importante porta aberta à cidadania. Temas ligados à História de Portugal, ao património, à arte, e muito mais, de entrada livre, no Museu da Presidência da República.

Assinalamos, nestas «primeiras» conversas, os 80 anos da viagem do Presidente Óscar Carmona às então colónias portuguesas, com uma tarde dedicada aos álbuns de fotografias que saíram dessas históricas viagens (em 1938 e 1939). Publicados pela Agência Geral das Colónias, os álbuns de fotografias destinavam-se a difundir a propaganda imperial do regime, sendo, hoje, importantes testemunhos históricos.

Reorganizada em 1932, a Agência Geral das Colónias, sob as premissas do «conhecer» e «informar», pretendia centralizar toda a informação de assuntos e notícias que interessassem aos Governos Central e Coloniais.

A propaganda constituía uma importante estratégia para a divulgação das possessões ultramarinas por parte das várias potências europeias, com territórios além-mar, recorrendo, para isso, a todo o tipo de formas de comunicar para salientar as possibilidades desses «novos» territórios: brochuras, conferências, congressos, exposições, feiras, folhetos, livros, periódicos, álbuns fotográficos, entre outros meios.

Externamente, a disputa pelas colónias exigia a constante ratificação e legitimação da posse dos territórios aos olhos dos líderes de outras potências internacionais.

Os álbuns, de 1938 e 1939, tinham como objetivo a propaganda do regime no exterior com a distribuição em feiras internacionais. O jornalista Firmino Marques da Costa, que, embora não tenha assinado as fotografias, é referido nos relatos de viagem como o seu autor.

PROGRAMA

Pedro Aires Oliveira ̶ Instituto de História Contemporânea | NOVA FCSH “Portugal, o Estado Novo e o Império em finais dos anos 30”

Inês Gomes ̶ Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa “A Fotografia em Contexto Colonial – Anos 30/40”

Susana S. Martins ̶ Instituto de História da Arte | NOVA FCSH “Ver de perto, sentir de longe. Olhares dos álbuns fotográficos das viagens presidenciais às colónias (1938 e 1939)”

Fonte: Museu da Presidência