Livro “Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico” apresentado em Albufeira

106

Património Cultural Imaterial, publicação

O livro “Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico”, de Luís Marques, é apresentado no dia 28 de Novembro, às 14h30, no Arquivo Histórico de Albufeira.

Com esta abordagem antropológica ao tema, Luís Marques procura enriquecer o leitor através de uma aproximação aos tempos remotos da humanidade, à diversidade cultural, ao multiétnico mundo não ocidental, ao debate e à ação internacional pré e pós-Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), incluindo a documentação geral mais significativa.

O autor procura ainda mostrar os antecedentes histórico-culturais e a repercussão político-institucional deste conceito em Portugal, as expressões culturais imateriais aqui consideradas Património Mundial e as que figuram no Inventário Nacional, sem esquecer também toda a legislação relativa a esta temática produzida no país.

Luís Marques é antropólogo e diretor do curso de pós-graduação em Património Cultural Imaterial, bem como Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

A apresentação estará a cargo de António Vermelho Corral, antropólogo, diretor da Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, co-fundador da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

A entrada é livre.