Inicio Notícias Moscovo anuncia a criação de um Centro de Artes

Moscovo anuncia a criação de um Centro de Artes

A cidade de Moscovo anunciou que abrirá uma ampla instalação de armazenamento de obras de arte de 750.000 pés quadrados que abrigará as coleções de 23 museus administrados pela cidade e quatro galerias nacionais, segundo o Art Newspaper. Projetado pelo escritório de arquitetura russo IQ, o centro de ponta faz parte dos planos de expansão do prefeito Sergei Sobyanin para a capital, que ele pretende desenvolver numa “megacidade” para estimular um novo crescimento económico. O complexo de artes estará situado em Kommunarka – outrora uma quinta coletiva e eventual local de extermínio stalinista em massa nos anos 30 – no distrito sul de Sosenskoe. A construção do projeto está prevista para começar em 2020.

Além de servir como espaço de armazenamento para milhares de artefatos estatais, o complexo de cinco edifícios incluirá espaços para exposições e um teatro onde serão realizadas palestras, exibições de filmes e shows. Entre as instituições que abrigarão as suas coleções dentro das instalações de armazenamento visíveis está o Rosizo, o ramo de exposições do ministério da cultura; o Museu da Segunda Guerra Mundial; o Museu Histórico do Estado; e a Galeria Estatal Tretyakov, que também está a preparar uma reconstrução do edifício Tretyakov em 2023. A cidade abriu duas estações de metro perto do local em junho.

O anúncio surge logo após a notícia que o Centro Nacional de Arte Contemporânea (NCCA) do país – com nove postos avançados em cidades como São Petersburgo, Kaliningrado e Tomsk – será assumido pelo Museu Estatal Pushkin de Belas Artes de Moscovo, no início de 2020. Embora o Pushkin mantenha a sua coleção no local, onde está a planejar uma grande expansão e renovação, ele poderá eventualmente usar as instalações de armazenamento da Nova Moscovo para obras da NCCA.

Fonte: ArteCapital

Para mais informações (+)