Natal no Museu: Hora do conto, Teatro de sombras e Oficinas de Expressão Plástica

68

Natal, Museu Santa Maria da Feira

Natal no Museu: Hora do conto, Teatro de sombras e Oficinas de Expressão Plástica
02 a 28 de dezembro
10h às 12h ou 14:30h às 16:30h
Entrada: 3€.

Destinatários: Pré-escolar ao 3.ºciclo (possibilidade de adaptação a outros grupos, mínimo 10 participantes)

Marcação prévia obrigatória (22 744 74 68 e geral@museudelamas.pt)

Para celebrar a quadra natalícia, o Serviço Educativo do Museu disponibiliza uma série de atividades lúdicas e pedagógicas inspiradas nas suas coleções. A descoberta de espaços, objetos e histórias são o ponto de partida para este conjunto de iniciativas que apelam à criatividade e fomentam o espírito de equipa.

1.Hora do Conto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” + Oficina de Expressão Plástica
Ninguém dá prendas ao Pai Natal. É uma história “às avessas”!
O Pai Natal está triste porque ninguém se lembra dele.
“(…) Ainda mal tinha acabado de soltar aquele queixume quando se ouviu bater à porta: truz, truz, truz (…)” Uma a uma vão chegando as visitas, essencialmente personagens do universo literário infantil, com presentes para o Pai Natal.
Vem conhecer as visitas do Pai Natal que participam nesta inédita e peculiar “Ceia de Natal” onde os afetos – tais como, a harmonia, a solidariedade, a generosidade, a união e a companhia – são as prendas maravilhosas que o Pai Natal recebe.

2.A caminho de Belém – Teatro de Sombras + Oficina de Expressão Plástica
Através de um Teatro de sombras, o Museu convida-te a participar na recriação dos momentos vividos por Maria, mãe de Jesus, desde o episódio da Anunciação feita pelo Anjo Gabriel, à Epifania da Adoração do Menino pelos Reis Magos vindos do Oriente. Encarna um personagem e, ao longo da exposição permanente do Museu, diverte-te a “percorrer” o “caminho até Belém”…

 3.Visita orientada ao Museu + Oficina de Expressão Plástica
Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial – maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça – que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local.

Para mais informações e marcações contacte o Museu: 22 744 74 68, 91 664 76 85 e geral@museudelamas.pt ou visite: www.museudelamas.pt e https://www.facebook.com/museudelamas.