Casa-Museu Frederico de Freitas lança livro infantojuvenil ‘As Voltas de Uma Parede’

23

Livro As Voltas de uma parede, Museu Madeira

Integrado nas comemorações dos 600 Anos da Madeira e do Porto Santo, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, apresenta esta sexta-feira, 22 de Novembro, às 18 horas, na Casa – Museu Frederico de Freitas, o livro ‘As Voltas de Uma Parede’.

Trata-se da segunda publicação infantojuvenil da casa-museu, sendo uma espécie de guião para a exploração da azulejaria portuguesa da Casa dos Azulejos que se encontra distribuída pela cidade do Funchal.

Com texto de Ana Margarida Araújo Camacho, diretora da Casa-Museu Frederico de Freitas, ilustrações de Helena Sousa, professora requisitada nos Serviços Educativos da Casa-Museu e grafismo de Márcio Ribeiro, designer da Direção Regional da Cultura, o livro tem como personagem principal uma parede de pedra.

Com esta edição, o Museu pretende explicar o azulejo na história da Madeira e em Portugal, abordando aspectos caracterizadores das diferentes épocas. São introduzidas algumas noções sobre o que é o azulejo, qual a sua utilidade e como evolui o seu fabrico e decoração ao longo dos tempos, alertando, em simultâneo, para a importância da preservação do património e para o papel dos museus na sua salvaguarda.

O livro terá uma edição de 1000 exemplares, a cargo do Serviço de Publicações da Direcção Regional da Cultura.

Fonte: Dnotícias