Sede histórica do Totta vai ser museu do banco

Banco Edifício Leões, Totta

A histórica sede do antigo Banco Totta & Açores, na Baixa de Lisboa, vai dar lugar a um museu que vai recriar como eram os bancos “do antigamente”. O Santander Totta, dono do imóvel, já tem nome para o edifício onde vai nascer o novo espaço cultural da capital no próximo mês: “Edifício dos Leões”. Fazendo lembrar os leões que “vigiam” a entrada.

Vamos abrir, na nossa sede, um museu que vai recriar não só a antiga banca que tínhamos, mas vamos ter várias salas em que vamos recriar o banco de antigamente, para mostrar como é que o banco funcionava”, adiantou Inês Oom de Sousa, administradora do Santander Totta, durante a apresentação dos resultados dos primeiros nove meses do ano.

Na mesma ocasião, Inês Oom de Sousa revelou que o museu vai contar com uma exposição permanente com obras detidas pelo próprio banco em Portugal mas também pela casa-mãe em Espanha. Revelou que o museu vai trabalhar “com a fundação Botín [da família Botín, que presidiu ao grupo Santander nas últimas décadas], onde estarão peças do grupo Santander expostas”.

(…)

O museu também vai ter exposições temporárias para artistas convidados exporem as suas obras. Serão feitas “exposições de quatro ou cinco meses” onde estará “um artista a fazer a sua própria apresentação”, disse Inês Oom de Sousa aos jornalistas.

Segundo adiantou a administrador do banco na altura, o museu tem abertura prevista para o dia 14 de dezembro.

Fonte: Eco Sapo