Terça-feira, Dezembro 10, 2019
Inicio Destaque Quinta do Bill criam hino para os Caretos de Podence

Quinta do Bill criam hino para os Caretos de Podence

45

Caretos de Podence

A banda portuguesa Quinta do Bill criou uma canção para os Caretos de Podence que servirá de hino aos icónicos mascarados transmontanos a dias de conhecerem a decisão da UNESCO sobre a candidatura a Património da Humanidade.

O vocalista da banda, Carlos Moisés, contou à Lusa que a canção vai estar pronta no final desta semana e será entregue à associação Casa do Careto, que decidirá quando irá pô-la a circular, com a promessa de que “será uma canção alegre para ser cantada e dançada”.

“Olhem os Caretos” é o título da canção da autoria dos Quinta do Bill com letra de Sebastião Antunes e oferecida aos tradicionais mascarados do concelho de Macedo de Cavaleiros, que aguardam a decisão do Comité Intergovernamental de Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, que se reúne em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 08 e 14 de dezembro.

Os Quinta do Bill já atuaram em Macedo de Cavaleiros e conhecem os Caretos da aldeia deste concelho do distrito de Bragança.

O presidente da associação dos caretos, António Carneiro, desafiou a banda portuguesa a fazer uma música e o repto foi aceite, inserido na campanha da candidatura a Património Imaterial da Humanidade, e o resultado poderá servir de hino, como disse à Lusa Carlos Moisés.

Excerto do hino:

“Olhem os Caretos
A chocalhar (…)
Saltar, soltar, trajar
É o nosso nordeste a falar
Traquinar, perturbar, assustar, a brincar
São rapazes capazes de nos afrontar
Tradição que nos conta que o medo se vence
Mistério de Podence.”

Fonte: RTP