Sines lança glossário digital com “dizeres” antigos da população

79

Projeto Dizeres, Sines

A Câmara Municipal de Sines, no distrito de Setúbal, disponibiliza online um glossário digital com um total de 329 “dizeres” antigos da comunidade com o objetivo de valorizar as culturas e as tradições locais.

projeto ‘Dizeres’, promovido pelo Arquivo e Biblioteca Municipal, decorreu ao longo deste ano e permitiu recolher 625 unidades vocabulares, tendo sido selecionadas 329 expressões “consideradas significativas para as comunidades de Sines”, no litoral alentejano.

Trata-se de palavras utilizadas pela população que “nasceram de vivências muito específicas”, trazidas para o concelho de Sines pelas comunidades algarvia, setubalense e cabo-verdiana ou pelos descendentes dos ílhavos, que estão a cair em desuso mas que o município quer preservar.

O glossário digital está dividido em três capítulos, “Mar”, “Um pé na terra e um pé no Mar” e “Terra”, representando as atividades desenvolvidas pela população local.

projeto ‘Dizeres’, que recebeu um apoio financeiro de 17 mil euros, foi cofinanciado pela 3.ª edição do programa Tradições da EDP e contou com a parceria da Biblioteca Municipal e o apoio científico da Universidade de Évora.

Fonte: Notícias ao Minuto

Para mais informações (+)