Exposição “Culturas e Geografias” no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

94

Exposição Cultura Geografia, Universidade do Porto

Uma coleção de 250 peças arqueológicas e etnográficas representativas das primeiras civilizações humanas está em exposição ao público no Porto. A exposição “Culturas e Geografias” no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (edifício da Reitoria, à Cordoaria) é visitável até 19 de julho de 2020.

A exposição, que está integrada nas comemorações do centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dá a conhecer as coleções que integraram o acervo museológico e artístico original da Faculdade. Estas coleções permitem fazer uma viagem pela história das civilizações, explorar vivências e rituais das primeiras comunidades humanas em cada um dos cinco continentes.

Na exposição destacam-se particularmente os núcleos da Melanésia – único a nível ibérico, que permite observar a utilização de madeiras e fibras vegetais pelas comunidades do Pacifico –, da Mesoamérica, com um curioso conjunto de escultura Azteca, e do Antigo Egipto, que constitui a segunda maior coleção de antiguidades faraónicas conservadas em Portugal.

Trata-se de uma coleção única no nosso país que chegou até nós em 1926, provenientes do Museu de Berlim, depois dos governos português e alemão acordarem na troca do espólio arqueológico apreendido durante a I Guerra Mundial no navio germânico Cheruskia, proveniente de Bassorá (atual Iraque), transportando as peças resultantes de uma expedição alemã à antiga Mesopotâmia.

As caraterísticas da exposição pelas peças expostas constitui uma oportunidade única para admirar este acervo reunido pela primeira vez nas últimas oito décadas. Organizada em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis, a exposição “Culturas e Geografias” vai estar patente ao público no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto até 19 de julho de 2020, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.