Museu português nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano

Museu Municipal de Sesimbra

O Museu Marítimo de Sesimbra está nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano, cujo vencedor será anunciado em Maio, em Cardiff, País de Gales.

O Prémio Museu Europeu do Ano, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, foi criado há mais de 40 anos para reconhecer casos de excelência na museológica europeia e é, actualmente, o mais prestigiado galardão atribuído pelo Fórum.

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzóis e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.

O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.