Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano em 2021

78

Museu de Portumão

O Museu de Portimão vai ser palco, em 2021, do EMYA-“European Museum of the Year Award”. Esta iniciativa surge na sequência do Acordo de Parceria entre o EMF-European Museum Forum (Forum Europeu dos Museus) e o Município de Portimão, assinado no passado dia 23 de Novembro, por Jette Sandahl, presidente da Direção do EMF, e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que marcou o início da formalização da candidatura de Portimão e do seu Museu, como os locais escolhidos para a entrega desse galardão europeu.

Portimão, como Município de acolhimento do EMYA 2021, será oficialmente anunciado em Cardiff, capital do País de Gales, em 2 de Maio próximo, no decurso do EMYA 2020, o qual decorrerá no Museu Nacional do País de Gales, naquela cidade do Reino Unido.

A parceria agora estabelecida prevê que, em Maio de 2021, a “Conferência Europeia Inovação em Museus” e a “Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano”, sejam dois importantes momentos do EMYA 2021 em Portimão.

Para estes prémios podem candidatar-se e inscrever-se, até Março de 2020, em https://europeanforum.museum/applications/, todos os museus europeus, dos 47 países pertencentes do Conselho da Europa, que foram abertos ou foram substancialmente renovados desde Janeiro de 2017, como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias de prémios, do quais se destacam o “Prémio Museu Europeu do Ano “e o “Prémio Museu Conselho da Europa”.