“Terra de Sonhos” mostra mundo rural da Índia em exposição na Praça Gomes Teixeira

Exposição Terras de Sonhos, Porto

Até ao próximo dia 15 de Janeiro, a exposição fotográfica “Terra de Sonhos”, da autoria de Cristina García Rodero, vai estar patente na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da Universidade do Porto.

A exposição, da autoria da fotógrafa espanhola Cristina García Rodero, mostra a singularidade e a assimetria do mundo rural da Índia.
Composta por 40 registos fotográficos de grande dimensão, a exposição faz parte do programa “Arte na Rua”, inaugurado em 2006, através do qual o BPI e a Fundação “la Caixa” pretendem aproximar a arte às pessoas, fora do contexto habitual dos museus e das salas de exposições.
Em “Terra de Sonhos”, Cristina García Rodero mostra, sem complexos, a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país. Um cenário que parece suspenso no tempo e onde o passado se confunde com o presente, o natural com o sobrenatural, até mesmo com o fantástico.
Mais do que simplesmente expor os seus contrastes e singularidades, a autora mergulhou neste mundo, de forma “teimosa e desmedida”, captando o lado mais sensível e mágico das mulheres de Anantapur, mas também a sua força e capacidade de superação.
De acesso livre, a exposição terá visitas guiadas aos sábados, pelas 18 horas, e aos domingos, ao meio-dia, sem necessidade de marcação prévia. É ainda possível solicitar visitas guiadas individuais e para grupos, neste caso, mediante marcação prévia através do número 800 780 344.
A exposição “Terra de Sonhos”, de Cristina García Rodero, é uma iniciativa da Fundação “la Caixa” e do BPI, com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.