Inicio Artes Visuais “Terra de Sonhos” mostra mundo rural da Índia em exposição na Praça...

“Terra de Sonhos” mostra mundo rural da Índia em exposição na Praça Gomes Teixeira

Até ao próximo dia 15 de Janeiro, a exposição fotográfica “Terra de Sonhos”, da autoria de Cristina García Rodero, vai estar patente na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da Universidade do Porto.

A exposição, da autoria da fotógrafa espanhola Cristina García Rodero, mostra a singularidade e a assimetria do mundo rural da Índia.
Composta por 40 registos fotográficos de grande dimensão, a exposição faz parte do programa “Arte na Rua”, inaugurado em 2006, através do qual o BPI e a Fundação “la Caixa” pretendem aproximar a arte às pessoas, fora do contexto habitual dos museus e das salas de exposições.
Em “Terra de Sonhos”, Cristina García Rodero mostra, sem complexos, a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país. Um cenário que parece suspenso no tempo e onde o passado se confunde com o presente, o natural com o sobrenatural, até mesmo com o fantástico.
Mais do que simplesmente expor os seus contrastes e singularidades, a autora mergulhou neste mundo, de forma “teimosa e desmedida”, captando o lado mais sensível e mágico das mulheres de Anantapur, mas também a sua força e capacidade de superação.
De acesso livre, a exposição terá visitas guiadas aos sábados, pelas 18 horas, e aos domingos, ao meio-dia, sem necessidade de marcação prévia. É ainda possível solicitar visitas guiadas individuais e para grupos, neste caso, mediante marcação prévia através do número 800 780 344.
A exposição “Terra de Sonhos”, de Cristina García Rodero, é uma iniciativa da Fundação “la Caixa” e do BPI, com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.