Designer internacional de calçado orienta masterclasses no Museu do Calçado

Museu do Calçado

O designer filipino Kermit Tesoro, cujos sapatos são usados por artistas como Madonna e Lady Gaga, vai doar peças de sua autoria ao Museu do Calçado.

O criativo desloca-se a 08 de janeiro a essa cidade do distrito de Aveiro para aí depositar as peças, orientar duas masterclasses gratuitas sobre design de calçado e revelar o processo criativo envolvido na produção de sapatos emblemáticos como aqueles cujos saltos exibem caveiras e outros que assentam o pé sobre formas evocando tentáculos de polvo.

Peles de animais, pregos, espigões, lantejoulas, madeira, latex derretido, resinas industriais, plásticos de alta resistência, corais e até espécies minerais são algumas das matérias-primas que o designer aplica nos seus sapatos, que muitas vezes adotam figurações animalescas, símbolos arquitetónicos e formas desproporcionais, sobre saltos que desafiam a gravidade.

Para Joana Galhano, diretora do Museu do Calçado, a vinda de Kermit Tesoro a Portugal assume “particular importância por marcar o início de uma colaboração” entre esse espaço cultural e o designer das Filipinas, que, ao doar peças suas à instituição, estará a “valorizar as coleções do museu”.

Os sapatos criados pelo artista já são internacionalmente apontados como “elementos essenciais para o estudo, compreensão e divulgação das grandes tendências de moda e design de calçado do século XXI”.

Fonte: Dnotícias