Recorde de visitantes nos museus e monumentos nos museus da DRCN

Paço dos Duques

Em 2019, o conjunto dos museus e monumentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte atingiu um recorde absoluto no número de visitantes, tendo registado 2.232.154 entradas, o que representa uma subida de 22,9% em comparação com o ano anterior. A tendência crescente mantém-se pelo 6º ano consecutivo.

No período de uma década (2010 a 2019), o número de visitantes subiu 188%, reflexo, não só do aumento do fluxo turístico na Região Norte, mas também do esforço de recuperação e valorização do património que tem sido realizado nos últimos anos, colocando-o à fruição por parte do público. Do total de visitantes registado no ano transato, 1.365.238 entradas correspondem a visitantes de nacionalidade estrangeira (61,1% do total de visitantes), sobretudo oriundos de Espanha, Brasil, França, Inglaterra, EUA, Alemanha e Itália.

Do total de sete museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Museu do Abade de Baçal (Bragança), continua a destacar-se o Paço dos Duques, totalizando mais de 460 mil visitantes em 2019, com uma variação positiva de 10% em relação ao período homólogo.

Em conjunto com o Castelo de Guimarães (registou uma subida de 8,9%), os dois icónicos monumentos posicionam-se na liderança dos mais visitados do País, a par da Catedral do Porto que, este ano, atingiu a marca dos 740.846 visitantes.
Fonte: DRCN
Artigo completo (+)