Museu do Barco Rabelo é inaugurado em Mesão Frio

59

Barco rabelo

A Câmara de Mesão Frio vai instalar, numa antiga escola primária, o Museu do Barco Rabelo para homenagear a embarcação que antigamente transportava o vinho da região para o Porto, disse esta terça-feira o presidente da autarquia.

As obras de recuperação da antiga escola primária da Rede já arrancaram e, segundo afirmou à agência Lusa Alberto Pereira, presidente da Câmara de Mesão Frio, o novo espaço deverá ser inaugurado a 30 de novembro.

O novo museu pretende ser mais um polo de atração turística para este município do distrito de Vila Real e, no seu interior, vai ser contada a história do barco rabelo. Trata-se de uma embarcação típica do rio Douro que, antigamente, transportava as pipas de vinho do Porto da região demarcada, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia – Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e exportado.

Neste museu, segundo o autarca, haverá uma recriação de um barco e serão lembradas as três barcas de passagem, que neste concelho faziam o transporte entre as margens do rio.

O projeto representa um investimento de cerca de 250 mil euros e conta com financiamento do programa Provere – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

Fonte: Observador