Programa Criatório: Candidaturas a decorrer

1137
Criatório, Porto
Depois de três edições em que apoiou 48 projetos de criação, o programa municipal Criatório avança para a sua quarta edição com um novo formato e um novo programa de financiamento direcionando a espaços de programação na cidade. Com este novo modelo, o Criatório aumenta não só em termos de orçamento, de 240 mil para 375 mil euros, como também no número de projetos apoiados, de 16 para um total de 25.
A composição do júri foi reestruturada para mais bem responder às novidades do programa, pelo que, nesta edição, o Criatório apresenta um júri distinto para cada uma das modalidades de apoio.
Assim, para o apoio a projetos de criação artística, o júri é composto por Ana Deus (artista e música), Filipa Oliveira (curadora e atual programadora de artes visuais da Câmara Municipal de Almada) e João Sousa Cardoso (artista e docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).
Por sua vez, para o apoio a espaços de programação, o júri será composto por Bruno Leitão (curador e fundador do Hangar – Centro de Investigação Artística), Mariana Pestana (arquiteta, investigadora e curadora da edição de 2020 da Bienal de Design de Istambul) e Pedro Levi Bismarck (arquiteto, investigador e editor do Jornal Punkto).
Tal como nas edições anteriores, os projetos poderão inscrever-se nas seguintes áreas: artes visuais e curadoria; artes performativas e programação; composição, programação e performance musical; literatura e ensaio crítico.
As candidaturas podem ser enviadas  exclusivamente por via eletrónica, para o endereço plaka@cm-porto.pt, até 27 de janeiro. O regulamento de concurso pode ser consultado online.
O Criatório é um dos projetos integrantes da PLÁKA, plataforma que consubstancia a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto.
Fonte: Porto.
Siga-nos