Exposição «Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos»

Exposição, Museu São Miguel de Odrinhas, Sintra

“Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos” é o nome da exposição que estará patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a partir de 20 de dezembro. Criando uma nova secção expositiva no Museu, o “Claustro do Tempo”.

As centenas de peças expostas remontam à época moderna e medieval,  de quando Sintra e os seus campos integravam já o Reino de Portugal, testemunhos do quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que aqui habitaram.

Sob o signo da Cruz cedo surgiram as igrejas e ermidas, estabeleceram-se circunscrições paroquiais e instalaram-se ordens religiosas. Pouco a pouco, as mentalidades alteram-se. A sinagoga e a mesquita restringem-se a minorias, cada vez mais exíguas, e a intolerância acaba por predominar.

Com esta exposição pretende dar-se a conhecer a ancestral origem das populações, desde há séculos conhecidas como “saloias”, sobretudo formadas e definidas como tal no decurso do longo período representado neste “Claustro do Tempo”.