Plano de ação de Viseu prevê criação de arquivo de imagens

91

Viseu

A Câmara Municipal de Viseu anunciou o desenvolvimento de um Plano de Ação que contempla a criação de um arquivo de imagens e a formação nas áreas da fotografia e do cinema. Segundo Jorge Sobrado, vereador da Cultura e do Turismo do Município, há a ambição de Viseu “ser um destino ‘instagramável‘, que é valorizado do ponto de vista da sua imagem nas redes sociais, mas este plano vai muito para além disso”.

imagoteca surgirá no âmbito do projeto do Museu de História da Cidade, que “terá uma espécie de serviço agregado que cuidará de recolher, salvaguardar e, nalguns casos, recuperar e promover a memória fotográfica” de Viseu.

Jorge Sobrado disse que, com o objetivo de constituir um “arquivo comunitário”, será lançado este ano um apelo às pessoas para que disponibilizem “as fotografias e filmes que sejam testemunhos de tempos de Viseu, de acontecimentos e de tradições, como, por exemplo, da Feira de S. Mateus”.

“No que diz respeito ao cinema, há um acordo com o Centro de Conservação da Cinemateca Portuguesa que está disponível para receber em depósito esses filmes”, referiu, justificando que “o município não terá condições técnicas, nem recursos humanos, para garantir a sua salvaguarda e o seu estudo”.

Jorge Sobrado sublinhou que o plano de ação irá também fazer “um forte investimento” na área da educação e da formação para a fotografia e cinema.

“Ao abrigo dos principais eventos da cidade e no contexto dos trabalhos desenvolvidos em projetos como a Incubadora de Indústrias Criativas do centro histórico, serão realizadas ao longo do ano oficinas que procuram lançar a semente da cultura local para o cinema e a fotografia”, referiu.

Também a linha Criar do programa Viseu Cultura irá “majorar, discriminar positivamente, projetos na área da fotografia e do cinema”, com a intenção de que surjam “projetos de criação local”, acrescentou.

O vereador da Cultura e Turismo disse ainda que “esta abordagem para o cinema e fotografia vai ser transversal na cidade”, estando presente nos grandes eventos, como o Festival de Street Art e a Feira de S. Mateus.

Este ano, Viseu será também palco de dois grandes eventos ligados às práticas da fotografia e do cinema.

Um deles é o ART&TUR 2020 (de 20 a 23 de outubro), considerado um dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo e marketing de territórios, e o outro o congresso anual da Associação dos Profissionais Portugueses da Imagem (entre 20 e 23 de fevereiro).

Fonte: Notícias ao Minuto