U.Porto e Porto Editora criam ciclo mensal dedicado à poesia

135

Ciclo Ouvir Poesia UP

A Casa Comum da U.Porto recebe na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, a abertura do ciclo mensal dedicado à poesia, criado pela instituição em conjunto com a Porto Editora. Intitulado “Ouvir, 59 minutos de imersão poética”, o evento conta, na sua estreia, com uma sessão protagonizada pelos poetas João Gesta e João Habitualmente.

Agendada para as 18h30, a iniciativa propõe que “os participantes assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico”. Ao final da tarde, a sala transforma-se numa câmara de “reverberação de versos, palavras e poemas”, onde os participantes são convidados a desligarem-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição.

Sentados ou deitados em almofadas, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Com a atmosfera criada por esta introdução seguir-se-á a audição de uma gravação de poemas dos protagonistas da sessão.

Os 59 minutos da sessão ficarão completos com uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e os poetas convidados.

O ciclo mensal dedicado à poesia regressa depois a 11 fevereiro, 17 de março, 4 de abril – um sábado, em que se comemora o primeiro aniversário da Casa Comum -, 19 de maio, 9 de junho, 14 de julho, 6 de outubro, 3 de novembro e 15 de dezembro.

Fonte: UP