Seminário Pporto.pt: Redes e itinerários culturais e turísticos: boas práticas e novos caminhos

513

Seminário Pporto.pt, Loulé

Nos dias 16 e 17 de Abril, vai realizar-se o Seminário: Redes e itinerários culturais e turísticos: boas práticas e novos caminhos, uma iniciativa do Pporto.pt, em parceria com a VERde Novo, com o apoio do Município de Loulé. O Seminário terá lugar no Auditório do Convento Espírito Santo, Loulé.

Um momento de partilha, reflexão e debate destinado a todos os profissionais da Cultura, do Património e do Turismo.

Um momento de partilha, reflexão e debate destinado a todos os profissionais da Cultura, do Património e do Turismo.

Contamos com a vossa presença. Reservem o vosso lugar!

Programa a divulgar brevemente!

Apresentação:

 A riqueza e a diversidade do Património Cultural são um importante recurso do território, conferindo-lhe Identidade e, simultaneamente, contribuindo de forma incontornável para o desenvolvimento do Turismo. Uma História que remonta há vários séculos, um Património Cultural genericamente bem conservado e muito diversificado ao longo de todo o Território, um clima ameno e um povo afável assumem-se como valores fundamentais da atratividade do país, tal como nos revelam as mais variadas fontes sobre as motivações dos turistas que nos visitam.

Ao longo dos últimos anos, verificamos que a procura turística tem vindo a aumentar exponencialmente, não só no que diz respeito ao número de turistas que visitam o nosso país, mas também ao nível da qualidade da oferta que é procurada por estes. Os turistas, nomeadamente os chamados “turistas culturais” privilegiam experiências personalizadas, autênticas e criativas, numa perspetiva integrada que alia a descoberta do Património Histórico, Arquitetónico, Etnográfico, Gastronómico e Natural.

Neste contexto, as Rotas, as Redes e os Itinerários culturais e turísticos constituem um recurso de elevado potencial, ligando diferentes atrações e promovendo, simultaneamente, o turismo local, a conservação e a preservação do Património, Material e Imaterial, e enfatizando o fator humano.

Neste Seminário, pretendemos promover a partilha, a reflexão e o debate sobre esta realidade, tendo por base uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes atores, com experiências igualmente distintas e representativas da diversidade do Território,

 Objetivos: 

– Sensibilizar para a importância da preservação e valorização do Património Cultural como alavanca de desenvolvimento sustentável

– Refletir sobre o papel e a importância do Património Cultural e do Turismo no desenvolvimento e coesão territorial

– Divulgar boas práticas de ofertas integradas de valorização e promoção do território

– Refletir sobre a preservação e divulgação do Património Cultural através da itinerários turísticos e projetos culturais alternativos e temáticos. 

 

Condições de participação: 

A participação no Seminário “Redes e itinerários culturais e turísticos: boas práticas e novos caminhos” implica o pagamento de 40,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor. 

Formulário de inscrição: shorturl.at/ejprD

Para mais informações:
premelgado@pportodosmuseus.pt
geral@verdenovo.pt