Museu do Vinho Bairrada assinala 40 anos de Região Demarcada com três exposições

Museu Vinho Bairrada, Anadia

Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, associou-se às comemorações do 40.º aniversário da criação da Região Demarcada da Bairrada inaugurando três exposições sob o mote “40 anos da demarcação Bairrada”, foi hoje anunciado.

A primeira das exposições, intitulada “Bairrada Wines Vintage Marketing”, é dedicada à publicidade nos vinhos em diversos tipos e conceitos de suportes publicitários.

“Desde recortes de jornais, a revistas nacionais e internacionais, marcas de vinhos Bairrada, cinzeiros e saca-rolhas, entre outros materiais, num acervo que vai dos finais do século XIX e que culmina na campanha mais recente de promoção do território Bairrada”, refere Pedro Dias, diretor do Museu.

A segunda exposição, “40.1 – Bairrada – Retratos Falados”, é uma instalação audiovisual, com 40 testemunhos em viva voz e que pretende “criar e consciencializar para o conhecimento” e importância do património vivo.

“Acima de tudo, tem como propósito documentar fragmentos de memória do povo bairradino, através de um conjunto de opiniões e de testemunhos das mais diversas pessoas e entidades ligadas ao setor dos vinhos da Bairrada”, explica o Museu, em nota divulgada hoje.

Esta exposição envolve o município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada.

Por fim, a exposição “Bairrada CelebrArte40” é constituída por um conjunto de obras conceptual e emocionalmente ligadas à Bairrada, da autoria da artista plástica Salomé Pinho.

“Um tributo e homenagem ao produto ex-libris da região, o espumante”, refere Pedro Dias.

O núcleo expositivo conta ainda com duas peças da autoria do escultor Pedro Figueiredo: o “Nascimento do Espumante” e a “Rainha do Espumante”, um tributo ao espumante Bairrada, concebidas durante o Portugal Wine Trophy 2019 e num ‘workshop’ de escultura para a comunidade escolar que decorreu na Escola Básica e Secundária de Anadia, promovido em colaboração com o Museu do Vinho.

As exposições poderão ser visitadas até ao dia 30 de abril, de terça-feira a domingo, dentro do horário normal de funcionamento daquele espaço museológico.

Fonte: Diário As Beiras