Vamos escolher a “Árvore Europeia do ano de 2020”

50

Castanheiro de Vales

Depois de dois anos consecutivos no pódio do Tree of the Year, encontra-se a decorrer a eleição da Árvore Europeia do Ano 2020, com o Castanheiro de Vales a representar Portugal.

16 Países participam este ano na 10ª edição do concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro, todos podem escolher a sua árvore preferida através de um sistema de votação on-line. Cada votante seleciona duas árvores para a Árvore Europeia do Ano, confirma o voto utilizando o e-mail e valida através de um link que lhe é enviado para o respetivo e-mail (Verifique o Spam).

O Castanheiro de Vales ocupa o 6º lugar com 10 731 votos. Em 1º lugar está o Guardião da Vila Inundada, da República Checa, com 30 105 votos (resultados às 14h00 de dia 19-02). A partir de dia 23 e até ao final das votações os resultados estarão ocultos.

Com a vossa ajuda, ainda podemos chegar longe… O Castanheiro conquistou os portugueses com a sua cavidade do tronco, onde guarda muitas histórias, constituindo uma memória das gerações de adultos. Pode votar na árvore portuguesa em www.treeoftheyear.org/vote

O concurso Tree of the Year valoriza a importância das árvores no património natural e cultural da Europa bem como os ecossistemas que estas providenciam. O concurso não procura a árvore mais bonita, mas aquela que tem uma história enraizada na vida e no trabalho das pessoas e da comunidade que a envolve.

Fonte: Entroncamento online