‘Roteiro Literário Levantado do Chão’ descobre Saramago

86

Roteiro Literário José Saramago

Uma viagem por lugares dos “episódios mais marcantes” de ‘Levantado do Chão’, o “primeiro grande romance” do Nobel português da literatura, José Saramago, é a proposta de um roteiro literário que vai ser lançado hoje, no Alentejo.

Trata-se do ‘Roteiro Literário Levantado do Chão’, que interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de três percursos temáticos subdivididos em percursos rodoviários e pedestres, e que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra publicada há 40 anos, refere o guia do roteiro, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso.

Segundo o guia, o roteiro, criado pela Câmara de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, em parceria com outras entidades, propõe “dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social” dos temas abordados e que inclui testemunhos sobre mulheres e homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo.

O roteiro, com um total de 238 quilómetros rodoviários e oito pedestres, também “convida” a conhecer aspetos biográficos relacionados com a estadia de Saramago na localidade de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, em 1976, com o objetivo de se documentar para escrever a obra, que se tornou “o seu primeiro grande romance”.

No sábado, dia em que se assinalam exatamente os 40 anos da publicação da obra, em 22 de fevereiro de 1980, será inaugurado o roteiro, com a realização de um dos percursos, em Montemor-o-Novo, a partir das 9h00.

Para mais informações (+)