O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC) conseguiu obter o quadro Retrato de Criança, de João Cristino da Silva (1829-1877), num leilão, em Lisboa, anunciou a instituição na sua página oficial no Facebook.
Este quadro foi arrematado pelo valor de quatro mil euros, de acordo com os resultados finais do leilão n.º 374, de antiguidades, arte moderna e contemporânea, encerrado no passado dia 19, e publicados online pelo Palácio do Correio Velho.
Retrato de Criança constituía o lote n.º 149 e, segundo a descrição da leiloeira, é um óleo sobre tela com a dimensão 41,5 x 33 centímetros, assinado “Christino” e datado de 1855. Os valores de referência para o leilão situavam-se entre os dois mil e os quatro mil euros, tendo o quadro sido arrematado pelo valor máximo esperado.
Retrato de Criança encontrava-se numa colecção particular e tinha sido referenciado no catálogo dedicado ao pintor, da autoria da historiadora de arte Maria de Aires Silveira, curadora do museu. Nascido em Lisboa, em 1829, João Cristino da Silva foi aluno da Academia das Belas Artes de Lisboa, onde veio a leccionar. No Romantismo português, ficou sobretudo conhecido como pintor de paisagem.
Fonte: Público