Casa das Artes celebra vida e obra de Ludwig Mies van der Rohe

Mies van der Rohe: Un´idea di città [Uma ideia de Cidade]
Casa das Artes, 7 de março – 19 de abril 2020
Inauguração 7 de março, sábado, 16h00

A Exposição, dedicada sobretudo à fase americana de Mies van der Rohe, destaca uma caraterística das suas obras poucas vezes lembrada: a habilidade para conformar lugares públicos na cidade moderna, através da arquitetura e integrando a natureza e a malha urbana preexistentes.

O conteúdo da Exposição corresponde, com alterações de pormenor, ao conteúdo da exposição apresentada na Galleria del Progetto do Politecnico de Milano, em outubro de 2019, no âmbito da Conferência Internacional “Mies van der Rohe. The architecture of the city”. Esta exposição foi organizada pelo Politecnico di Milano (POLIMI), Scuola di Architettura Urbanistica Ingegneria delle Construzioni e Dipartimento di Architettura, Ingegneria della Costruzioni e Ambiente Costruito.

A sessão de inauguração contará com o testemunho, em viva voz, de Peter Forbes (antigo colaborador de Mies van der Rohe), a presença de Michele Caja, Martina Landsberger e Angelo Lorenzi (membros da equipa curadora da exposição realizada no POLIMI) e a apresentação da segunda edição do ‘Docomomo Journal 56 – The Heritage of Mies’, por Ana Tostões (Presidente do Docomomo Internacional).

Conferência
Fritz Neumeyer.
Casa das Artes, 27 de março, 6a feira, 18h00

No dia de aniversário de Mies van der Rohe (27 de março), apresenta-se em conferência Fritz Neumeyer, teórico fundamental sobre a palavra e obra do mestre alemão/americano e autor de “The artless word: Mies van der Rohe on the building art”, MIT Press, 1991; [Mies Van der Rohe: La Palabra Sin Artificio, Reflexiones Sobre Arquitectura 1922-1968, El Croquis, 2009], onde, partindo do seu conjunto de escritos, reconstrói a investigação em que baseia a sua obra.

Conheça a restante programação em: www.culturanorte.gov.pt