Inicio Notícias Município de Braga apresenta Estratégia Cultural de Braga 2020-2030

Município de Braga apresenta Estratégia Cultural de Braga 2020-2030

O Município de Braga apresentou a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, a qual representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros, e já a pensar na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

É de cerca de 15 milhões de euros o montante que a Câmara de Braga investe na Estratégia Cultural da Cidade para o período entre 2020 e 2030, já a pensar na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

“É sobretudo um documento norteador que fazia falta à cidade e que servirá de bússola para o futuro. Aqui estão vertidas as nossas ambições que guiarão a nossa visão para Braga nos próximos dez anos”, acrescentou o presidente da Câmara, na sessão de apresentação que decorreu na antiga Escola Básica de Oliveira S. Pedro.

Lembrando que a cultura “é motor de muitas dinâmicas económicas, de educação, de inclusão e de várias outras dimensões” da gestão municipal, Ricardo Rio revelou que nos próximos anos o município irá investir cerca de 15 milhões de euros na reabilitação de equipamentos culturais como o S. Geraldo, antiga escola Francisco Sanches e na valorização de activos como as Sete Fontes.

“Em 2030, Braga será culturalmente vibrante, diversa, próspera e atractiva, incontornável no panorama nacional e europeu pela sua inovação e criatividade. Uma cidade onde a cultura está no centro do seu desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida e felicidade de quem nela vive, trabalha ou visita”, referiu o autarca, salientando que Braga quer posicionar-se como uma “cidade internacionalmente reconhecida pela inovação e criatividade”.

Segundo o Autarca, o objectivo passa por ter um concelho com uma “dinâmica cultural que não fique apenas pelos equipamentos e os espaços públicos do centro da cidade, mas se estenda por todo o território”.

A Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, que está disponível em https://www.bragacultura2030.pt, está em consulta pública nos próximos dois meses, podendo qualquer cidadão dar o seu contributo.