Descobertos poemas, cartas e traduções inéditas de Sophia de Mello Breyner

Sophia de Mello Breyner Andresen

Martim Sousa Tavares, neto de Sophia de Mello Breyner, descobriu alguns textos inéditos escondidos na biblioteca pessoal da poetisa, revelou à Rádio Renascença.

A descoberta aconteceu por acaso: enquanto folheava o livro Levantado do Chão, de José Saramago, Martim encontrou uma dedicatória “belíssima” para a poetisa. A partir desse momento, depois de uma análise mais atenta, conseguiu perceber que mais de três centenas de livros possuíam dedicatórias destas, bem como poemas, cartas e traduções inéditas que serão agora doadas à Biblioteca Nacional.

(…)

Entre os inéditos escondidos durante anos entre as páginas dos cerca de mil livros que compõem a biblioteca pessoal da poetisa estão também cartas e poemas. Uma destas, dirigida a Jorge de Sena, não consta do livro publicado com a correspondência trocada entre ambos. De acordo com o neto, a carta foi “passada a limpo e provavelmente apreendida pela PIDE”, estimando-se que este documento tenha estado escondido no livro desde 1961.

Fonte: Público

Artigo completo (+)