Inicio Notícias Descobertos poemas, cartas e traduções inéditas de Sophia de Mello Breyner

Descobertos poemas, cartas e traduções inéditas de Sophia de Mello Breyner

Martim Sousa Tavares, neto de Sophia de Mello Breyner, descobriu alguns textos inéditos escondidos na biblioteca pessoal da poetisa, revelou à Rádio Renascença.

A descoberta aconteceu por acaso: enquanto folheava o livro Levantado do Chão, de José Saramago, Martim encontrou uma dedicatória “belíssima” para a poetisa. A partir desse momento, depois de uma análise mais atenta, conseguiu perceber que mais de três centenas de livros possuíam dedicatórias destas, bem como poemas, cartas e traduções inéditas que serão agora doadas à Biblioteca Nacional.

(…)

Entre os inéditos escondidos durante anos entre as páginas dos cerca de mil livros que compõem a biblioteca pessoal da poetisa estão também cartas e poemas. Uma destas, dirigida a Jorge de Sena, não consta do livro publicado com a correspondência trocada entre ambos. De acordo com o neto, a carta foi “passada a limpo e provavelmente apreendida pela PIDE”, estimando-se que este documento tenha estado escondido no livro desde 1961.

Fonte: Público

Artigo completo (+)