Museu Etnográfico da Madeira lança rubrica ludico-pedagógica para celebrar a Páscoa

58

Museu Etnográfico da Madeira, Desafio da Páscoa

Os serviços educativos do Museu Etnográfico da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, acaba de lançar uma nova rubrica lúdico-pedagógica direccionada às famílias para celebrar a época da Páscoa.

‘Queres saber fazer?’ pretende continuar o trabalho desenvolvido no atelier e jardim do museu, situado na Ribeira Brava, no âmbito do projecto ‘OTL, Museu, Espaço de Lazer’.

Esta actividade, pensada para a Páscoa, pretende dar a conhecer o significado e como se faziam, tradicionalmente, os ovos da Páscoa, transmitindo, desta forma, o ‘saber-fazer’, passado de geração em geração. De acordo com a pesquisa recolhida pelo Museu Etnográfico da Madeira, os ovos da Páscoa eram coloridos com produtos naturais que davam aos ovos as cores pretendidas.

Assim, basta adicionar na água cebola para castanho claro; café para castanho escuro, violetas secas para roxo e raízes de ruivinha para vermelho, entre outros.

Com o apoio de um cartaz elucidativo, o museu explica às crianças os passos necessários para que possam colorir os seus ovos da Páscoa.

Fonte: Dnotícias