DIM2020 | Museu de Angra do Heroísmo

DIM Angra

O Museu de Angra do Heroísmo assinala a Noite dos Museus | 2020 com uma videoreflexão, na qual se equacionarão os desafios que se colocam aos museus no contexto pandémico e que envolvem não só a segurança e a preservação das coleções, mas também a salvaguarda da saúde dos seus funcionários e visitantes e a manutenção do envolvimento com o seu público, uma vez que, além de espaços de conservação do património da Humanidade, os museus são igualmente plataformas de engajamento educacional e de diálogo cultural, onde o legado do passado se faz inspiração do futuro, pelo que a sua resiliência é fundamental e imprescindível para a sua capacidade de reinvenção.

A videoconferência decorrerá no dia 16 de maio, pelas 21h00, através da plataforma ZOOM, e contará com a participação do Embaixador Sampaio da Nóvoa, em representação da UNESCO, e da Doutora Aida Rechena, em representação da APOM, tendo como moderador o gestor cultural Rogério Sousa. Os temas a abordar serão, respetivamente, “O Papel dos Museus na Sociedade Contemporânea” e “Os Novos Caminhos Impostos aos Museus em Tempos de Pandemia”.

Diversos colaboradores do MAH, ligados a várias vertentes da Cultura, foram convidados a comentar as intervenções dos oradores, em função das suas áreas de interesse e atividade, mas a participação decorre em regime de livre acesso, através do acesso ao link https://zoom.us/j/99015873368 (Meeting ID: 990 1587 3368), incentivando-se a intervenção do público em geral.
O encontro poderá ainda ser acompanhado através da página do MAH no Facebook.