Projeto europeu junta Idanha-a-Velha a Roma, Bordéus e Pamplona

56

Idanha a Velha

A aldeia histórica de Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova) passou a integrar um projeto europeu considerado inovador em parceria com as cidades de Roma (Itália), Bordéus (França) e Pamplona (Espanha). “O projeto acaba de ser candidatado ao programa Europa Criativa por estas quatro localidades com património romano em comum, em particular com coleções epigráficas muito expressivas”, explicou o município raiano no início desta semana.

“O Arquivo Epigráfico de Idanha-a-Velha – uma das maiores coleções de epigrafia romana da Península Ibérica – entra nesta parceria com outros sítios arqueológicos e museus como Los Bañales e Santa Criz de Eslava, em Espanha; Museu da Romanidade de Nîmes e Museu de Bordéus, em França; e o Museu Nacional Romano, em Itália”, refere um documento sobre este assunto enviado pela autarquia idanhense à imprensa.

O projeto, segundo a edilidade, “visa salvaguardar e promover o valor da herança epigráfica romana, através do uso das novas tecnologias audiovisuais, da recriação e digitalização 3D e do desenvolvimento de um videojogo”.

(…)

O convite para participação de Idanha-a-Velha nesta candidatura resulta do sucesso do projeto de investigação IGAEDIS que nos últimos anos tem realizado trabalho de salvaguarda e divulgação do património cultural, conclui o mesmo documento.

Fonte: Reconquista.pt