Centro Cultural da Malveira inaugura com um espaço museológico

45

Beatriz Costa

A Câmara de Mafra inaugura na quinta-feira o Centro Cultural da Malveira, com um museu dedicado à atriz Beatriz Costa e uma visita online, no âmbito das comemorações do feriado municipal.

O Centro Cultural da Malveira, um investimento de 918 mil euros, é constituído por biblioteca, zona de exposições, espaço multiusos e duas áreas museológicas dedicadas a Amândio Quinto, historiador local, e à atriz Beatriz Costa, natural deste concelho do distrito de Lisboa.

O município quer homenagear a atriz, não só lhe dedicando mais espaço museológico, mas também levando o espólio para a Malveira, vila à qual Beatriz Costa tinha fortes ligações.

O espólio de Beatriz Costa é composto por objetos de uso pessoal e retrata também a vida da atriz ligada ao cinema, no qual se notabilizou através das personagens de Alice, a costureira de “A Canção de Lisboa”, e a lavadeira Gracinda, de “A Aldeia da Roupa Branca”.

Entre os objetos de uso pessoal expostos, destacam-se recordações da vida artística, como os sapatos que Carmen Miranda lhe ofereceu, as coleções de burros e de bonecas, alguns deles oferecidos por admiradores, lembranças das viagens que fez pelo mundo e ofertas de amigos e admiradores.

O espólio incorpora ainda uma parte documental, com recortes de publicações periódicas, fotografias e correspondência da atriz, e animações em vídeo.

Fonte: Sapo