Governo lança linha de “30 milhões” para ajudar na programação cultural

244

Festival

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou  o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.

O primeiro-ministro falava à comunicação social, após uma reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, na qual também estiveram presentes outros membros do Governo.

António Costa realçou que esta linha “é fundamental para o setor da cultura”, frisando que “os municípios são dos maiores investidores de cultura no país”, passando agora a dispor “de condições” para organizar eventos durante o verão.

“Neste verão, não é possível realizar festivais, mas é possível realizar em segurança espetáculos de música, por exemplo, quer ao ar livre quer em espaço coberto”, vincou, referindo ainda que na reunião discutiu-se também como se pode acelerar a execução de 1500 milhões de euros de fundos comunitários por executar e como aplicar 300 milhões de euros que “é possível obter do quadro da reprogramação dos fundos comunitários já existentes”.

Os municípios, salientou o líder do Governo, “são os agentes do Estado com melhores condições para realizar investimentos de maior proximidade que dinamizam a economia local e com maior eficiência”.

O anúncio do primeiro-ministro surge um dia após a vigília `Cultura e Artes´, que decorreu em várias cidades portuguesas, em que profissionais do setor criticaram as medidas de apoio do Governo para esta área.

Fonte: Notícias ao minuto