Concurso Share-Org distingue museus que reorganizaram as suas reservas

109

Share_Org

O Institut royal du Patrimoine artistique – IRPA em conjunto com o ICOM Bélgica e com o Canadian Conservation Institute, e com o apoio do  ICCROM – conserving culture, promoting diversit promovem o concurso SHARE-ORG destinado a museus que reorganizaram as suas reservas, desenvolvendo formas inovadores de disponibilizar as suas coleções em reserva, seja pelo método Re-Org ou outro. 

O Re-Org é um instrumento metodológico, acessível de forma gratuita https://www.iccrom.org/themes/preventive-conservation/re-org/method que disponibiliza directrizes e ferramentas de avaliação, bem como uma base de dados de imagens de diversos “case-studies”.

O Programa Re-Org foi implementado em mais de 140 museus de aproximadamente 30 países, através de cursos realizados pelo ICCROM com o apoio de algumas instituições parceiras (como o IRPA, o Canadian Conservation Institute, etc) com assinalável sucesso.

Não só as condições de segurança e conservação das peças foram substancialmente melhoradas como as colecções ficaram acessíveis à investigação e exposição, como a visitas, permitindo um reencontro com os públicos e as comunidades.

Em Portugal o único curso realizou-se no final de 2018, organizado pelo Museu da Cidade, nas suas reservas e contou com formandos nacionais e internacionais.
O Programa “Re-Org” foi aprovado pelos mais de 130 Estados membros do ICCROM, na Assembleia Geral de 2011.

Prazo para entrega de candidaturas: 20 junho 2020

Para mais informações (+)