Uma das Maiores Gravuras Rupestres do Mundo Encontrada em Foz Côa

Museu do Côa, Vale do Côa

A equipa de arqueólogos da Fundação Côa Parque anunciou a descoberta de uma das maiores gravuras rupestres do mundo, numa rocha no sítio do Fariseu, em Foz Côa.

A gravura rupestre, datada do Paleolítico Superior, representa um auroque, isto é, um boi selvagem. A figura foi encontrada ao ar livre, tem mais de 3,5 metros de comprimento e cerca de 23 mil anos, num painel com mais de 6 metros de comprimento.

A maior figura da arte do Vale do Côa e da Península Ibérica – e uma das maiores do mundo – leva ainda à descoberta, no interior da mesma rocha, de um conjunto de 20 novas gravuras com outros animais marcados por picotagem e abrasão. Entre as camadas arqueológicas, foi encontrada uma fêmea de veado, uma cabra e uma fêmea de auroque, com o seu vitelo.

No lado direito do painel foi identificado outro conjunto de gravuras rupestres com várias representações sobrepostas de auroques, veados e cavalos.

A equipa de arqueologia da Fundação Côa Parque, liderada por Thierry Aubry, responsável técnico-científico do Museu do Côa e Parque Arqueológico do Vale do Côa, iniciou os seus trabalhos de escavação junto à rocha 09 do Fariseu no início deste ano.

Thierry é, desde 1996, responsável pelos trabalhos arqueológicos sobre o Paleolítico no Parque Arqueológico do Vale do Côa, que permitiram datar as principais fases artísticas e contextualizar a arte paleolítica.

(…)

Fonte: National Geographic