Coleção Estudos de Museus apresenta: Uma Travessia da colonialidade: pintura, coleções e intervisualidades de Teresa Matos Pereira

Coleção Estudos de Museus_Teresa_Matos_Pereira

A Coleção Estudos de Museus, uma iniciativa da DGPC e da editora Caleidoscópio, prossegue a edição de novas publicações, somando-se agora ao repertório de 16 títulos publicados a obra Uma Travessia da colonialidade: pintura, coleções e intervisualidades, da autoria de Teresa Matos Pereira.

Este livro aborda os contactos artísticos entre Portugal e África desenvolvidos ao longo de um extenso período, analisando as marcas na textura histórica do processo de assimilação cultural de um sistema colonial de dominação espácio-temporal. Este processo convoca, simultaneamente, representações e práticas que se objetivam e sedimentam, de forma distinta, nos vários campos do pensamento e da experiência humana, dos quais a arte é parte integrante.

Deste modo, a obra procura traçar um itinerário possível das ligações entre as artes visuais, a ideologia colonial, a luta anticolonial, a resistência cultural e a independência, assumindo como núcleo central a obra de artistas plásticos portugueses e angolanos que desenvolveram os seus percursos nos dois territórios. Através da obra destes artistas, que refletem diferentes posicionamentos face às ligações de natureza colonial, é possível problematizar a relação entre estética, ideologia e história, descrevendo vias de adesão, contestação ou desmontagem, evidenciando, simultaneamente, descontinuidades e continuidades entre passado e presente.

Nota biográfica

Teresa Matos Pereira

Licenciada em Artes Plásticas (Pintura), Mestrado em Teorias da Arte, Doutoramento em Belas Artes (especialização de Pintura) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Professora adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Artista visual e Investigadora na Universidade de Lisboa (UL), Faculdade de Belas Artes – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e no Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – Escola Superior de Educação de Lisboa.

Fonte: DGPC