Relatório “European Cultural and Creative Cities in COVID-19 times (2020)”

185

O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia avaliou a forma como a emergência do coronavírus afetou as cidades europeias, particularmente ativas na promoção da cultura e da criatividade, e de que forma têm reagido aos efeitos da pandemia.

Neste sentido o JRC realizou três ações principais: pesquisaram cerca de 200 cidades em 30 países europeus, avaliaram os efeitos do COVID-19 nos setores culturais e criativos; reuniram mais de 350 iniciativas culturais digitais nas cidades europeias e utilizaram evidências pré-COVID-19 do Cultural and Creative Cities Monitor para identificar as cidades potencialmente mais expostas aos efeitos socioeconómicos da pandemia.

O resultado final deste trabalho está no relatório “European Cultural and Creative Cities in COVID-19 times (2020)” que destaca a vulnerabilidade dos empregos culturais na UE-27, e que identifica as cidades mais expostas, e analisa as práticas e políticas inspiradoras induzidas pela crise.

O presente relatório será lançado oficialmente durante a realização do webinar “European Cultural and Creative Cities in post COVID-19 times: bouncing forward” que decorrerá no dia 7 de julho de 2020.

Para mais informações (+)