Município de Barcelos avança com “Mapeamento do sector artístico-cultural” do concelho

76

Barcelos

A Câmara de Barcelos aprovou a implementação da plataforma ‘Mapeamento do Setor Artístico-Cultural’, anunciou a autarquia.

O objetivo é fazer o levantamento da comunidade artística barcelense através de uma plataforma digital de recolha de dados, como forma de o município promover e valorizar este setor e todos os seus intervenientes, refere a autarquia em comunicado.

A iniciativa pretende recolher informação sobre os intervenientes nas diversas áreas da cultura; tratar os dados recolhidos para potenciais apoios e/ou contratações e candidaturas; conhecer de forma aprofundada a composição do tecido cultural e artístico barcelense; incentivar os artistas apoiando-os no seu processo criativo e encorajando-os à permanência no tecido cultural do concelho; reconhecer o trabalho desenvolvido em diferentes áreas culturais.

De acordo com o comunicado, o setor artístico-cultural será mapeado por áreas temáticas, nomeadamente artistas e outros agentes culturais, naturais ou residentes ou que exerçam atividades culturais regulares no concelho de Barcelos há pelo menos um ano, naturais do concelho de Barcelos que residam fora do concelho.

As áreas são as seguintes: música, teatro, dança, cinema/audiovisuais, fotografia/vídeo, stand up, magia, artes circenses, artes digitais, artes plásticas e visuais, outras com interesse cultura.

O formulário de inscrição será brevemente disponibilizado no site do Município de Barcelos.

Fonte: O Minho