UNESCO atribui à Universidade do Porto Cátedra sobre Património, Cidades e Paisagens

Universidade do Porto

A UNESCO atribuiu à Universidade do Porto, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Cátedra “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”, coordenada pela professora Teresa Cunha Ferreira, em colaboração com o professor Rui Fernandes Póvoas.

A nova Cátedra, a primeira da Universidade do Porto na área do Património Cultural da UNESCO, resulta de uma exigente avaliação por uma equipa de peritos internacionais, após candidatura submetida pela FAUP, e terá como vertentes prioritárias de actuação o ensino e formação avançada, a investigação, a transferência de conhecimento e a cooperação internacional.

A atribuição desta Cátedra constitui um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos na FAUP e no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) em prol da salvaguarda e valorização do património como um recurso e motor de desenvolvimento qualificado do território, das cidades e das paisagens.

Como o próprio nome indica, a Cátedra incidirá na gestão e conservação do património cultural, assim como nos processos de planeamento e de projeto, com o objetivo de promover uma intervenção contemporânea qualificada nos recursos patrimoniais.

Em linha com os objetivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Cátedra propõe-se desenvolver práticas inovadoras e sustentadas na gestão e valorização do património cultural como um recurso para o desenvolvimento.

A Cátedra tem também como objetivo apoiar a gestão e os novos processos de nomeação de sítios Património Mundial em Portugal e internacionalmente, nomeadamente no quadro da cooperação norte-sul, incluindo países com património de influência portuguesa (África, Ásia, América do Sul). O projeto pretende constituir-se como uma plataforma aberta à participação, colaborativa e dinamizadora de redes de cooperação em contexto nacional e internacional (ONGs, instituições de ensino superior, organismos públicos e privados, rede de Cátedras UNESCO, entre outras).

Esta Cátedra alinha-se com a estratégia da FAUP de diversificação da oferta formativa e consolidação de uma investigação científica de excelência, enquadradas em redes de colaboração nacional e internacional. Em simultâneo, vem dar continuidade à promoção de boas práticas de intervenção no património construído, desde logo reconhecível em obras de referência dos seus mestres, atualmente perpetuada – na pedagogia e na obra – pelos seus discípulos.

Entre um vasto conjunto de iniciativas prévias, destaca-se a unidade de formação interdisciplinar ‘Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto’, coordenada pela FAUP em colaboração com outras unidades orgânicas da U.Porto (FLUP, FCUP, FEUP), assim como a organização de vários encontros de investigação e disseminação pelo CEAU em parceria com a Comissão Nacional UNESCO, o ICOMOS-Portugal, a Câmara Municipal do Porto e outras Unidades I&D (CITCEM, CIBIO, CONSTRUCT, CES), entre outros.

As iniciativas desenvolvidas no âmbito desta Cátedra pretendem desempenhar um contributo relevante na ligação à sociedade, reforçando o papel do património enquanto construção social e intrinsecamente ligado à identificação, valorização e reconhecimento pelas comunidades.

A Cátedra terá a duração de quatro anos, podendo ser renovada mediante avaliação pelo painel da UNESCO.

Fonte: FAUP