Secretaria Regional do Turismo e Cultura lança novo Portal

72

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, irá estar presente, amanhã, dia 2 de julho, pelas 17h30, na Quinta das Cruzes, onde decorrerá a apresentação público do novo portal da Cultura madeirense, o Cultura Madeira, uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

O novo portal Cultura Madeira foi desenvolvido para responder à necessidade de uma maior e mais participativa comunicação e interação junto do cidadão, que se tornou mais premente durante o isolamento social a que a pandemia obrigou.

Tendo por base o site já existente, ‘madeiracultura’, este novo portal procurou melhorar os conteúdos já disponíveis, no que concerne à organização e estrutura, mas sobretudo no que diz respeito à visualização, apostando-se numa linha mais leve, mais dinâmica e fácil de manusear (mesmo no telemóvel).

O objetivo é congregar a oferta cultural da RAM, disponibilizando-a numa única plataforma que contém informação genérica, curiosidades, atividades e iniciativas culturais de diferentes organismos e entidades culturais.

Vai abranger distintas áreas, que vão desde a escultura, a pintura, a ourivesaria portuguesa, a arte sacra, o mobiliário antigo e os artefactos às tradições madeirenses e outras manifestações de índole cultural.

Reúne, ainda, as coleções dos vários museus do Arquipélago e também a coleção de fotografias do Museu de Fotografia – Ateliê Vicentes.

Um novo canal de vídeo, que estabelece ligação com o site criado no Youtube, complementa as dinâmicas interativas entre conteúdos e públicos.

Trata-se, ainda, de uma porta aberta para os diversos agentes culturais, que poderão ali divulgar as suas ações, promoverem os seus serviços e estabelecerem, entre si, pontes e diálogos que potenciarão a Cultura da RAM.