Figura zoomórfica com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

130

achado_berrao_miranda_douro

No concelho de Miranda do Douro, em Duas Igrejas, foi descoberta uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C.

Segundo Mónica Salgado, a figura tem um comprimento de 1,60 metros e cerca de 80 centímetros de altura por 30 de espessura. A escultura pesa cerca de uma tonelada, sendo esculpida em granito.

Existem várias teorias quanto ao significado e funcionalidade dos berrões que estão presentes na entrada dos castros. As figuras simbolizariam a defesa do povoado e do gado onde assumiam posições dominantes em áreas de pastagem e próximas a fontes de água, funcionando como marcadores paisagísticos, monumentos comemorativos ou monumentos sepulcrais.

Segundo a técnica, no caso do porco, pensa-se representar o território com virtudes de força e de fecundidade, evocando uma índole mágica religiosa, divina, em suma, representações de entidades guardiãs.

A arqueóloga adiantou que existem cerca de 400 figuras zoomórficas no território trasmontano e na meseta espanhola. No Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, estas figuras podem ser encontradas nos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.

Fonte: SIC