Tate Britain anuncia os artistas que vão receber bolsas do Prémio Turner

61

Turner Prize

A organização do Prémio Turner, uma das mais importantes distinções mundiais da arte contemporânea, anunciou os nomes dos dez artistas que vão receber uma bolsa de 10 mil libras (cerca de 11 mil euros), em substituição do galardão.

De acordo com um comunicado divulgado pela Tate Britain, os artistas selecionados pelo júri são Liz Johnson Artur, Oreet AsheryShawanda Corbett, Jamie Crewe, Sean Edwards, Sidsel Meineche Hansen, ImaAbasi OkonImran Perretta, Alberta Whittle e a organização Arika.

No final de maio, a Tate Britain tinha anunciado que, devido às restrições causadas pela pandemia da covid-19, este prémio anual, no valor de 40 mil libras (cerca de 48 mil euros), não seria entregue como habitualmente, mas transformado em bolsas de criação para dez artistas.

Com a contribuição de vários mecenas, o valor acabou por ascender a 100 mil libras (quase 112 mil euros), para distribuir aos artistas “neste período de profunda perturbação e incerteza”, justificou, na altura, a instituição britânica.

Desde a cerâmica ao cinema, da ‘performance’ à fotografia, o trabalho destes artistas “representa entusiasmantes e interdisciplinares formas de expressão”, sublinha a Tate, no comunicado.

De acordo com a organização, o Prémio Turner regressará ao seu formato de exposição em 2021.

Fonte: Notícias ao Minuto