Quinta-feira, Março 28, 2024
Inicio Património & Museus Máscaras em exposição no Museu da Farmácia

Máscaras em exposição no Museu da Farmácia

268

Exposição Mundo Máscaras, Museu Farmácia, LX

As máscaras são as estrelas de uma exposição que é hoje inaugurada no Museu da Farmácia, em Lisboa. Um utensílio que os seres humanos utilizam quase desde sempre, quando existe a necessidade de se protegerem.

A mostra já esteve acessível ao público através da internet, com mais de 8500 visitas online. Agora o curador Gonçalo Magano diz à Antena 1 que quem quiser vai poder observar in loco esta exposição de máscaras, desde que traga a própria máscara de proteção, devido à Covid-19.

Esta exposição no Museu da Farmácia tem um total de 14 máscaras, mantendo a preocupação em representar a diversidade cultural de quatro continentes.

Um dos destaques é a máscara de uma pandemia de outros tempos, criada para proteger os médicos da peste negra. Um pano preto cobre a pessoa da cabeça aos pés.

Na zona do nariz sobressai um cone de madeira. O curador do Museu de Farmácia diz que é uma espécie de bico comprido onde eram colocadas ervas aromáticas e palha.

Para ver esta exposição no Museu da Farmácia em Lisboa é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelas normas das autoridades de saúde, como desinfecção das mãos e o distanciamento social.

Fonte: RTP
Siga-nos
Subscreva
RSS
Facebook
INSTAGRAM