Concurso de Comissariado 2020

206

Concurso Comissariado La Caixa

O Concurso de Comissariado destina-se a comissários de arte com menos de 40 anos, com nacionalidade ou residência espanhola ou portuguesa e que tenham comissariado, no mínimo, três exposições. Não serão considerados os comissários que já possuam um percurso profissional consolidado.

Os três comissários selecionados receberão um apoio de 6.000 euros e poderão dispor dos recursos e da assessoria da equipa de exposições da Fundação ”la Caixa”.

O Concurso de Comissariado é concretizado num programa bienal em que serão desenvolvidos três projetos expositivos baseados nas obras da Coleção da Fundação ”la Caixa” de Arte Contemporânea e das coleções do MACBA. Apostamos sempre em projetos inovadores, tanto no que se refere a leituras e reflexões como a formas que contribuam para abordagens criativas. As exposições serão incluídas na programação anual do CaixaForum Barcelona, ficando em aberto a possibilidade de itinerância das mostras resultantes, bem como a realização de eventuais colaborações com outras instituições.

As exposições poderão incluir igualmente obras de artistas jovens que estejam a iniciar o seu percurso profissional, como complemento da Coleção, sempre que se trate de obras já produzidas e que não façam parte dos fundos de outra instituição.

A fase de desenvolvimento de cada projeto terá uma duração total de quatro meses. Durante o primeiro mês, os comissários terão acesso à Coleção e à equipa da Fundação ”la Caixa” e do MACBA para a definição do projeto; nos três meses restantes, dedicar-se-ão a realizar todas as tarefas de preparação da exposição.

Encerramento do concurso
23 de setembro de 2020

Para mais informações (+)