Fundação Getty financia estudo da Piscina das Marés

362

piscina_mares_siza_vieira

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai receber uma bolsa de 100 mil euros da Fundação Getty para, durante três anos, desenvolver um programa de estudo para a gestão e conservação da Piscina das Marés (1960-73), em Leça da Palmeira, uma das primeiras obras da carreira de Álvaro Siza, e que actualmente está já a ser objecto de obras de requalificação.

Em comunicado, a FAUP avança que o projeto, coordenado por Teresa Cunha Ferreira, foi distinguido pelo programa “Keeping It Modern”, da fundação com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, que tem este ano a sua última edição.

O estudo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, vai debruçar-se sobre a gestão e conservação da Piscina de Marés, obra em Leça da Palmeira, projetada por Álvaro Siza Vieira.

Inaugurada em 1966, a Piscina de Marés permanece como uma das obras mais emblemáticas do arquiteto, tendo sido classificada, em 2011, como Monumento Nacional e, em 2017, incluída na lista indicativa do Património Mundial pela organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Além da Câmara Municipal de Matosinhos, o projeto, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, contará com a participação ativa do arquiteto Álvaro Siza e do ICOMOS-Portugal, o comité português do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, organização não-governamental associada à UNESCO.

A edição de 2020 do programa “Keeping It Modern” recebeu 90 candidaturas. Desses projetos candidatos, apenas 13 foram distinguidos e distribuídos por Portugal, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Bulgária, Rússia, Estados Unidos, Chile, Índia, Kuwait, Nigéria e Senegal.

Siga-nos